Cine Documentário - COPA

Objetivo

       Fornecer aos alunos, especialmente na área das Ciências Humanas, subsídios complementares aos tradicionais manuais didáticos, para entender, refletir e criticar um dos momentos mais importantes da história da América Latina do século XX: os golpes militares. Para tanto, a intenção desse projeto foi utilizar uma série de documentários que abordavam o contexto das ditaduras militares latino-americanas conjuntamente com as Copas do Mundo de futebol realizadas na Argentina, Uruguai, Chile e Brasil, para ampliar os mecanismos didáticos, cumprindo, assim, um dos pontos tão almejados pela atual política educacional brasileira: tornar o aluno cidadão crítico.

Metodologia

       A partir da escolha de uma série de documentários, intitulada “Memórias do Chumbo: Futebol nos Tempos do Condor”, relacionando os conteúdos trabalhados no Ensino Médio, especialmente na área das Ciências Humanas, às ditaduras militares na América Latina, foram utilizados diversos caminhos, tais como:

       - escolha do documentário que contemple o objetivo proposto;

       - exposição do conteúdo selecionado, mostrando para os educandos como esse material auxiliará na ampliação dos conhecimentos no campo das ciências humanas e no conteúdo estudado;

       - apreciação dos documentários propostos;

       - debates reflexivos, dialogados e expositivos relacionados ao tema proposto;

       - concluir a atividade demonstrando que, além de colaborar para a ampliação de conhecimentos referentes à aprendizagem escolar, os documentários podem colaborar no processo de formação do aluno como cidadão crítico e autônomo.

Aceitação/participação dos usuários

       Os usuários aceitaram com muito interesse a proposta apresentada pelo projeto Cine Conhecimento-Copa, especialmente nesse ano, de 2014, em que nosso país sediou o mais importante campeonato de futebol do planeta – a Copa do Mundo/Fifa. No entanto, a participação dos mesmos não foi tão intensa, especialmente por ser uma atividade nova no contexto dos usuários e devido aos horários de apresentação das sessões dos documentários, que concorrem com compromissos externos da comunidade escolar.

Resultados

       Os resultados alcançados foram satisfatórios. No entanto, verificou-se a necessidade de adequar os horários das apresentações para que um número maior de usuários possa apreciar os documentários e participar dos debates propostos. Sendo assim, vale destacar que a inserção de novas estratégias de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais com a finalidade de proporcionar uma formação integral aos cidadãos. Nesse contexto, os documentários se tornam uma ferramenta educativa cheia de potencialidades ao constituir-se em um meio de contribuir para um maior aprofundamento do conhecimento do tema proposto e na colaboração para uma mudança social no interior de nossa comunidade escolar.

       

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